Skip directly to content

QUAIS CUIDADOS SÃO ESSENCIAIS PARA QUEM ACABOU DE REALIZAR CLAREAMENTO DENTAL?

03/10/2017

Quem passa pelo procedimento sabe que o efeito após o tratamento é imediato. No entanto, mesmo que o dentista alcance resultados fantásticos com o clareamento, a pessoa que adotou precisa ter mais zelo com seu novo sorriso. Se o paciente descuidar da alimentação, higienização e retorno ao dentista, a estrutura dentária voltará a pigmentar. Dentre os cuidados, recomendamos que o paciente continue restringindo ao máximo alimentos com corantes, principalmente os artificiais, o uso de café e o hábito de fumar. 

ATENÇÃO À ALIMENTAÇÃO
É importante evitar os alimentos mais pigmentados, principalmente os com muito corante, para não colocar seu clareamento por água abaixo. Segundo os profissionais da área em estética, alguns alimentos, como a cenoura e o tomate, apresentam um pigmento natural que também pode provocar manchas. Também é preciso tomar cuidado com as frutas cítricas, porque elas podem causar desconforto nos dentes, que estão mais sensíveis.

ESCOVE OS DENTES 30 MIN APÓS AS REFEIÇÕES
É importante realizar a higiene bucal após as refeições. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, a escovação não deve ser feita imediatamente depois de comer. O ideal é esperar um período de 30 minutos, e então realizar a limpeza. Se realizada antes desse período, ela não permite que a saliva neutralize os ácidos produzidos pela placa, e eles podem acabar se espalhando na superfície dentária durante a escovação, resultando em erosão dentária. Uma dica é fazer um bochecho com água após consumir alimentos mais ácidos ou pigmentados - isso auxilia na eliminação das substâncias ácidas.

MANTENHA A HIGIENE BUCAL EM DIA
Após o clareamento, a limpeza bucal deve ser feita normalmente. A escovação precisa ser realizada após todas as refeições e fio dental usado diariamente. O uso do fio é essencial para manter os dentes limpos, sem placa bacteriana. 

CUIDADO COM BATONS FORTES
Batons de cores escuras, principalmente o vermelho, podem acabar manchando a superfície dos dentes. Portanto, após o tratamento é preciso tomar bastante cuidado ao utilizá-los, e se possível evitar o uso dessas cores.

CANUDOS PODEM SER ALIADOS
Uma dica para quem não consegue ficar sem bebidas que podem manchar os dentes, como o café, refrigerantes, vinho e sucos escuros é utilizar canudo para consumi-los, com cuidado. Dessa forma, as chances de prejudicar o clareamento se tornam menores.

CONSULTE SEU DENTISTA
Para a manutenção do tratamento, é essencial manter uma rotina de visitas ao dentista. Esse profissional vai indicar as recomendações específicas para cada caso e irá manter os dentes saudáveis, evitando a volta de possíveis manchinhas. Ele poderá também recomendar um retoque após algum tempo, dependendo dos hábitos alimentares do paciente.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br