Skip directly to content

Escovas elétricas x manuais

06/06/2016

O desenho e o material das escovas dentais têm percorrido um longo caminho. Formas primitivas de escovas dentais existem há aproximadamente 5 mil anos. Algumas civilizações antigas removiam resíduos de alimentos com um “palito mastigável”, um fino graveto com a ponta esfiapada que era esfregado contra os dentes. Durante o século passado, as escovas dentais eram feitas com cabos de osso, madeira ou marfim que prendiam duras cerdas de pelo de porco, javali ou outros animais. A escova dental com cerda de náilon, como nós conhecemos hoje, foi inventada em 1938.


Há dois tipos de escovas dentais: manual e elétrica. O tamanho e forma da escova devem se ajustar confortavelmente à sua boca, permitindo que você alcance facilmente todas as áreas. Seu dentista pode sugerir sobre o tipo que é mais recomendado para as suas necessidades. Não importa o tipo de escova dental que você escolha, a American Dental Association recomenda que você escove seus dentes duas vezes ao dia com um creme dental com flúor para limpá-los completamente e oferecer a proteção do flúor contra a cárie dentária.


Tanto as escovas manuais como as elétricas podem limpar os dentes de forma total e efetiva. Pessoas com dificuldade em usar uma escova manual podem achar mais fácil e mais confortável usar uma escova elétrica. As crianças podem achar mais divertido escovar com uma escova elétrica. Ao decidir entre uma manual e uma elétrica, escolha a escova que você mais goste e considere mais fácil de manusear, assim você irá usá-la duas vezes ao dia para limpar completamente todas as superfícies dos seus dentes.