Skip directly to content

Cerca de 1,5 mil congressistas participaram do 4º CIOMS

16/09/2015

Cerca de 1,5 mil congressistas participaram do 4º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (4º CIOMS), realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, em Campo Grande (MS), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes.

Profissionais e acadêmicos de MS, além de vários outros estados, como RS, PR, SC e TO, compareceram ao evento em busca de mais qualificação. O Congresso acontece a cada três anos e nesta edição o tema é: “Os Desafios da Odontologia Contemporânea”.

“O 4º CIOMS foi um sucesso. Estamos contemplando todas as áreas da odontologia, a intenção é atender a todos que têm o interesse em se aperfeiçoar e qualificar. Muitas vezes os profissionais vão para outros estados em busca de cursos e nós trouxemos os principais nomes para o Estado”, ressalta o presidente da ABO-MS, Carlos Magno de Oliveira Rodrigues.

O Congresso contou com palestras, cursos, debates e mesas-redondas, trazendo para MS grandes nomes da odontologia. Um deles foi o Cirurgião-Dentista, Sidney Kina, que vem revolucionando a odontologia estética. Kina ministra cursos de Odontologia Estética em várias cidades do Brasil, América Latina, Espanha e Portugal.

“Sensacional o curso do Kina. O Congresso como um todo valeu muito a pena”, declara a Cirurgiã-Dentista Silvana Freire.

“O Kina é um dos maiores nomes da estética. No curso ele abordou todos os procedimentos de uma forma muito clara e que simplifica todo o processo. É uma estrela com simplicidade”, destaca a Cirurgiã-Dentista, Cristiane Anderson.

Outro profissional que compartilhou conhecimento no evento foi o Cirurgião-Dentista, Luis Calicchio, autor dos livros “A Arquitetura do Sorriso” e “PRECISION – Os segredos da odontologia estética minimamente invasiva“, além de ser sócio Diretor da clínica Ateliê Oral e palestrante de diversos cursos na área de odontologia estética.

A palestra sobre “Controle de dor em odontologia” também foi um sucesso e lotou o auditório. O tema foi ministrado pelo professor da Unigran, Alcides Moreira. “Abordamos os diagnósticos para saber o tipo de dor e os tipos de medicamentos, envolvendo anestesia local, analgésicos e antiflamatórios. Muitas vezes as pessoas procurando o Cirurgião-Dentista querendo aliviar uma dor de dente e apresentamos os principais casos”, explica.

Para o presidente do 4º CIOMS, Robson Ajala, a sensação é de dever cumprido. “Gostaríamos de agradecer a todos que se envolveram neste projeto. Deu trabalho, mas vale a pena. Colocamos o que há de melhor em conhecimento a disposição de profissionais e acadêmicos”, aponta Robson.

O Congresso foi muito elogiado pelos participantes e também por autoridades que marcaram presença no evento. “Fique muito honrado de participar desse Congresso. Tudo muito bem organizado e bem feito, e não poderia ser diferente já que a ABO-MS é uma das mais participativas em Assembleias da ABO Nacional. Estão de parabéns”, ressalta o presidente da ABO Nacional, Luiz Fernando Varrone.

Na grade científica do evento estiveram eventos paralelos, como o IV Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal, organizado pelo CRO-MS. “Estamos semeando o conhecimento e isso é fundamental para toda a categoria. Nosso evento foi realizado junto com o Congresso, o que fortalece ainda mais a nossa profissão”, destaca o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

O presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas, também marcou presença. “Quero parabenizar a todos os envolvidos pela realização desse evento. A odontologia de MS é uma referência hoje no Brasil inteiro, e um evento como esse só confirma isso”.

Durante o Congresso ainda foi realizado o 7º Congresso de Odontologia Militar e a 34ª Jornada Acadêmica de Odontologia.

Na abertura do Congresso o presidente da ABO-MS ainda entregou ao cirurgião-dentista, Mário Xavier uma carteirinha de sócio remido, e ao presidente do CFO, Ailton Morilhas uma carteirinha de sócio.

A participante do Congresso, a cirurgiã-dentista Mônica Leite Bucker, foi a sortuda que ganhou um consultório odontológico novo em sorteio realizado na abertura.

Feira Comercial

O Congresso contou com uma feira odontológica, local ideal para a realização de novos negócios. Durante os intervalos, profissionais e acadêmicos circulavam pelos stands e puderam conhecer os produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras, dando visibilidade a marca e oportunizando novas oportunidades de mercado.