Skip directly to content

É POSSÍVEL COMER NORMALMENTE COM A PRÓTESE DENTÁRIA?

03/01/2018

É importante saber que existem três tipos de próteses dentárias. As removíveis e as fixas, que consistem nas pontes fixas, coroas e blocos. Atualmente, há a possibilidade de próteses sobre implante, que substituem um ou mais dentes perdidos. Dessa maneira, pensando teoricamente, existe a possibilidade de comer normalmente, mas é preciso seguir algumas indicações. Sabemos que dependendo do tipo de prótese, existem variações, como por exemplo, a potência mastigatória e a estabilidade da prótese. Por isso, a eficiência mastigatória dependerá de qual você usa. Por exemplo, uma removível é menos estável do que uma prótese fixa ou sobre implante.

 

EXISTEM ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS NO USO DE PRÓTESE DENTÁRIA?


Assim como afirmam os especialistas, não há uma proibição quanto aos alimentos. No entanto, no início é importante selecionar o que vai comer. É necessário um período inicial de adaptação, para que se acostume com a mastigação da prótese antes de mastigar alimentos duros. Para exemplificar, a dentadura pode diminuir em 80% a potência muscular do paciente. Outro ponto a ser destacado é a ingestão de doces pegajosos e pães, que são capazes de deslocar a prótese. Pensando nisso, o avanço da odontologia trouxe a implantodontia. Ela faz com que a mastigação desses pacientes seja semelhante a de pessoas com a dentição natural. Isto ocorre porque o método recupera a estabilidade e eficiência mastigatória.

 

SAIBA COMO REALIZAR UMA HIGIENE BUCAL EFICAZ COM A PRÓTESE


Para higienizar as próteses removíveis, é preciso retirá-las da boca e limpá-la na mão. Isso deve ser feito após as refeições e antes de dormir com o uso de sabão neutro. Já para higienizar a gengiva e a mucosa, que dão suporte à peça, utilize o enxaguante bucal. Pelo menos duas vezes por semana, deve-se colocar essas próteses em uma solução com pastilhas efervescentes apropriadas, seguindo a orientação do fabricante, indicam os dentistas. Enquanto isso, as próteses fixas precisam ser limpas com acessórios especiais, como por exemplo as escovas interdentais. Por fim, não deixe de consultar-se a cada seis meses com seu dentista para manter uma boa saúde bucal.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br